A Secom, Secretaria de Comunicação, em parceria com o (IDV) Instituto para desenvolvimento do Varejo iniciaram no dia 3 de setembro a segunda edição da Semana Brasil.
As primeiras campanhas publicitárias já começaram a circular nas redes sociais e trazem uma mensagem de otimismo e recomeço.
A Semana Brasil trata-se de uma ação de abrangência nacional que visa movimentar o mercado em um mês considerado morno para as vendas físicas e também na internet.
O tema é “Vamos em frente com cuidado e confiança”.
E a ideia é provocar um tipo de efeito “Black Friday” num mês sem datas comemorativas significativas.
Este ano, no entanto, a Semana Brasil tem uma missão um pouco mais significativa, que é a de ajudar o mercado a superar desde já, as futuras consequências econômicas da pandemia do novo coronavírus e celebrar a retomada dos empregos e das vendas.
Destaque da Semana Brasil 2020
E entre as ações, desta vez, ganharam destaque as vendas realizadas através de e-commerce.
Afinal de contas, no ano passado as empresas participaram da festa de descontos promovida pela data era em grande parte, as do setor alimentício, de vestuário e eletrônicos. Mas em 2020 a expectativa é que os inscritos para vendas online, este ano, superem o número da edição anterior.
Para se ter uma ideia, grandes nomes do segmento de e-commerce, como o Magazine Luiza e as Casas Bahia, já começaram as suas ações especiais.
Até quando duram as promoções?
A ideia é de que o período de promoções, iniciado no último dia 3, perdure até o dia 13 de setembro de 2020, numa semana inteira de ações promocionais.
Outra estimativa é de que as vendas online ainda superem o movimento de clientes nas lojas físicas. Bem como os próprios resultados obtidos no último ano.
Cuidado com aglomerações:
As reguladoras do evento ainda destacam que as empresas mantenham os cuidados necessários para garantir a segurança da população em relação ao coronavírus.
Já que apesar de as vendas online ainda se tratarem do carro chefe do evento, em alguns estados e cidades, o movimento nos centros começaram a funcionar gradualmente.
Sendo assim cabe ao lojista cuidar dos acessos e higienização dos ambientes. Tanto evitando aglomerações quanto incentivando o distanciamento social, bem como fazendo e estimulando o uso de máscaras que cubram adequadamente o nariz e a boca.
Cuidados com outro perigo: As possíveis fraudes
Como em todas as grandes datas que concedem descontos comemorativos, é necessário lembrar que os fraudadores também podem estar por aí.
Eles podem agir com golpes relacionados a clonagem de cartões, de sites e até de aplicativos.
Pra se ter uma ideia, após o início da corrida da população para baixar os aplicativos da Caixa que davam acesso as inscrições do Auxílio Emergencial, estimou-se que mais de 51% das contas que foram bloqueadas. Aliás, estas pessoas sofreram esta ação por suspeita de algum tipo de fraude.
Dessa forma, cabe ao consumidor ficar atento para notar se de fato o site que está adquirindo o seu produto é reconhecido e seguro.
Verificar se a plataforma pode ter sofrido clonagem também é importante, para isso, cheque a segurança indicada pelo ícone de um cadeado no seu navegador. Ou pesquise mais detalhadamente sobre a reputação da marca em sites como o Reclame Aqui.
Também vale se resguardar na hora de digitar senhas e dados bancários.
E sobre os descontos?
Tradicionais no evento e marcantes desde a edição do último ano, os descontos, obviamente são a estrela da festa.
Mas para não cair no fenômeno conhecido como “black Fraude” que é quando as empresas forjam um sistema de queda súbita de preços baseada numa escalada gradual dos mesmos nos meses anteriores, o consumidor também precisará pesquisar cautelosamente os produtos de maior interesse antes de fechar a compra.
Quem pode aderir à campanha?
São Paulo e Paraná foram, até este momento, os estados que mais tiveram empresas que aderiram à campanha, mas as inscrições ainda estão abertas.
Dentro do site oficial, o empreendedor pode aprender como tomar medidas para garantir a segurança dos seus clientes e também entrar para a lista de empresas cadastradas.
Para se inscrever, basta acessar esta página de cadastro e preenchê-la com as suas informações básicas.
Entre os dados necessários a informação “Quais serão suas ofertas” aparece. Nela o empreendedor já deve disponibilizar o tipo de desconto que aplicará sobre os seus produtos.
Para saber mais, entender como funcionarão as ofertas disponíveis no período, e ainda ver a lista completa das empresas participantes acesse a página oficial do evento.
A lista de apoiadores também é extensa e demonstra o interesse generalizado na retomada da economia nacional.
Um passo importante que deve ser dado, como sugere o tema “Com cuidado e confiança.”
E se você quer saber mais notícias importantes para o seu bolso e a sua saúde, cadastre-se aqui na nossa plataforma para não perder nenhuma das nossas atualizações.