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Legendas para mídias sociais: Antes de escrever sua legenda, leia isso!

As legendas para mídias sociais são possivelmente o principal elo que liga sua empresa e o público. Já pensou nisso?

  • Legendas para mídias sociais precisam ter parágrafos curtos. Até 3 linhas é o ideal;
  • Use palavras de fácil compreensão;
  • Evite frases maiores do que 20 palavras;
  • O texto PODE SER LONGO, mas precisa ser fácil de ler;
  • Ilustre sua legenda com imagens metafóricas, inusitadas;
  • Feed harmonizado é importante SÓ PARA ALGUNS NICHOS;
  • Equilibre as hashtags entre as de grande alcance, alcance médio e nicho;
  • Ao escolher as imagens, prefira cores vibrantes, que chamem atenção no rolar do feed;
  • Use emoticons;
  • Preste atenção no que você vai dizer na primeira linha. É ela que fará com que o usuário dê continuidade á leitura.

Sendo assim antes de postar o legendas para mídias sociais da sua empresa, você precisa saber pelo menos básico, certo?

Afinal de contas, sem esse cuidado você pode acabar postando errado, sem resultado e ainda pode até acabar bloqueado ou até mesmo silenciado pelos usuários.

As pessoas te seguem mesmo? Tem certeza?

Consequentemente o “silenciamento” é o pior tipo de bloqueio.

 É o tal do cancelamento que a galera fala por aí. Funciona assim:

As pessoas que são seus amigos nas mídias sociais  param de te seguir (as vezes até sem desfazer a amizade) e assim, apesar de ter muitos seguidores, você acaba falando pra ninguém.

Esse tipo de silenciamento não acontece só com grandes influenciadores e personalidades.

 (Aliás, temos um episódio de podcast sobre isso. Clique aqui pra ouvir e entender melhor esse assunto.)

Por que uma empresa precisa se preocupar com legendas para mídias sociais ?

No Brasil as pessoas passam MUITO TEMPO online nas mídias sociais .

Muito tempo MESMO, e isso foi comprovado através de um estudo realizado pela GlobalWebindex, empresa de pesquisa sediada em Londres, que em 2019 analisou dados de mais de 45 dos maiores mercados de internet no mundo.

Os resultados dos estudos revelaram que o tempo médio diário gasto pelo brasileiro em ambiente digital é de cerca de 225 minutos.

 Maior que a média de toda a américa Latina, que é de cerca de 212 minutos. 96 Minutos A MAIS do que a América do Norte.

Isso significa que o Brasil é o segundo país mais conectado as mídias sociais  das américas!

E o brasileiro usa o tempo gasto na internet pra comprar, rir, conversar com amigos, brigar (claro) e também: COMPRAR.

É por isso que as legendas para mídias sociais  precisam ser inteligentes para conseguir aproveitar essa oportunidade ao máximo.

A Base da produção é estratégia.

Clique para comprar!

Mas se hoje vamos falar sobre produção de legendas para mídias sociais  é melhor definir o que isso compreende:

  1. Cuidar da sua biografia no Instagram.

É lá na sua bio que você vai colocar suas informações de contato, e uma boa forma de fazer isso é através de um link para o seu whatsapp ou para o seu site.

As árvores de links ficam ótimas ali. Dá uma olhada no insta do @papofodaa e se inspire pra criar a sua.

  • Não usar as redes pra fazer spam;

Ficar compartilhando links que ninguém pediu ou marcar pessoas aleatoriamente em postagens, vai fazer as pessoas te bloquearem. Cuidado.

  • Crie destaques na sua bio

Nos destaques ficam todos os pontos altos dos seus stories. Ali dá pra marcar promoções que foram legais. Elogios, eventos e etc. 

É um jeito de não perder seus conteúdos e ainda usar tudo o que já foi feito para mostrar trabalho pra quem está chegando agora. Como um tipo de portfólio básico.

  • Criar conteúdo original para feed, stories e até grupos de whatsapp/telegrama.

Pode reaproveitar conteúdo para mídias sociais ?  Pode! Mas com cuidado, ok?

  • Não copiar perfis alheios!

Essa é base da produção de conteúdo para mídias sociais. E a partir desse ponto é que se trabalha o marketing de qualquer empresa hoje.

Por que produzir?

Você quer vender para pessoas? Então precisa falar com essas pessoas. E onde é que você pode falar com o público?

Na internet!

Pois é, as mídias sociais  são mega concentrações de pessoas e não aproveitar esse espaço para vender é um baita desperdício de recursos.

Perceba que empresas como Netflix, Coca Cola e outras gigantes investem pesado nos canais digitais, e isso não é por acaso.

No ambiente digital é possível encontrar pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais e o seu público está incluído nisso sem dúvida.

Afinal de contas, quem compra de você possui um smartphone? Então você pode usar esse dispositivo para vender. Pois é, simples assim.

Mentira, não é tão simples. É preciso saber pelo menos o básico, lembra?

Então como começar a acessar essa galera?

Ao escrever suas legendas para mídias sociais sua “voz digital” deve atender estes sete pontos. Seja:

  1. Útil;
  2. Interessante;
  3. Inédito;
  4. Engraçado;
  5. Expert;
  6. Diferente;
  7. Fácil de entender.

Ok, seu texto está útil, engraçado/leve interessante e etc etc? Hora de entender quais rashtags usar.

Como usar hashtags?

As hashtags são como códigos que mostram sua postagem para um determinado tipo de pessoa.

Com elas é possível aparecer no feed de gente que ainda não te segue e a partir disso se tem a oportunidade de apresentar o seu perfil para alguém que pode gostar de você.

Então é muito legal usar tags de grande alcance, mas sem equilíbrio elas podem acabar se tornando uma armadilha. Isso porque as tags que alcançam muita gente são as mais concorridas, e obviamente podem acabar soterradas numa avalanche de postagens similares.

Isso quer dizer que as tags mais populares são boas, porém rápidas, come elas sua postagem praticamente “pisca” no feed de uma grande multidão e desaparece logo.

O que não rola com tags mais nichadas.

As hashtags que aparecem para poucas pessoas tendem a alcançar um público mais certeiro.

Por exemplo: Imagine postar “#cabelos”, ué, muita gente tem cabelo, certo? As postagens serão em grande quantidade e muito variadas.

Mas agora imagine postar a “#cabelosruivos” ou “cabelosafro” desse jeito você consegue nichar mais a sua postagem e alcançar o exato público de interesse.

Tags assim, focadas, tendem a ter menor busca e são excelentes pra vender, enquanto as que possuem muito alcance são legais pra engajar.

O ideal é combinar as duas numa mesma postagem.

Hashtags banidas!

Você sabia que existem hashtags banidas que podem simplesmente silenciar sua postagem e derrubar o alcance do seu perfil?

Em se falando de instagram muitas ações podem ter esse efeito, mas o uso abusivo das tags de maior alcance levou a plataforma a adotar essa política com a finalidade de inibir o abuso dor termos. A seguir, veja a lista de hashtags banidas que a gente encontrou lá no etus:

A

#adulting
#alone
#always
#americangirl
#armparty
#asia
#attractive

B

#boatarde
#babe
#bbc
#beautyblogger
#beautydirectory
#besties
#beyonce
#bikinibody
#boho
#books
#brain

C

#costumes
#cpr
#curvy
#curvygirls

D

#dequatro
#date
#dating
#desk
#direct
#dm
#dogsofinstagram

E

#easter
#edm
#eggplant
#elevator

F

#fishnets
#fitnessgirls
#followforfollow

G

#girlsonly
#gloves
#goddess
#graffitiigers

H

#happythanksgiving
#hardworkpaysoff
#hawks
#hotweather
#humpday
#hustler

I

#ig
#ilovemyinstagram
#instababy
#instamood
#instasport
#iphonegraphy
#italiano
#iPhone

K

#kansas
#kickoff
#killingit
#kissing

L

#141
#lean
#leaves
#like
#likeback
#likeforlike
#lingerie
#livinforalivin
#loseweight
#lulu

M

#medicina
#master
#mileycyrus
#milf
#mirrorphoto
#models
#mustfollow

N

#newyears
#newyearsday
#nudity

O

#overnight

P

#parties
#popular
#pornfood
#prettygirl
#publicrelations
#puppydogmondays
#pushups

R

#rate
#ravens

S

#sextou
#saltwater
#samelove
#selfharm
#single
#singlelife
#skateboarding
#skype
#snap
#snapchat
#snowstorm
#sopretty
#stranger
#streetphoto
#stud
#sunbathing
#swole

T

#tag4like
#tagsforlikes
#tanlines
#tgif
#todayimwearing
#treasurethesemoments

U

#undies

V

#valentinesday

W

#woman
#womancrushwednesday
#women
#workflow
#wtf
#whatsapp

Postar O QUÊ?

Legendas para mídias sociais têm algumas funções básicas. Elas servem para:

  • Entreter tanto quanto…
  • Ensinar
  • Trazer novos seguidores, assim como…
  • Mostrar os diferenciais de uma marca
  • E em resumo: provar o quanto você sabe sobre um determinado assunto (gerando autoridade)

Mas para que os perfis sociais consigam entregar essas legendas para o público certo. Aliás é preciso prestar atenção na hora de selecionar os temas e propostas que serão produzidas.

Afinal de contas, entenda o que o seu público alvo gosta, sobre o que está buscando e quais são as causas que movem essas pessoas.

E tudo bem se você não tiver ideia de por onde começar.

Em resumo dá pra usar o Google Trends e descobrir os tópicos mais pesquisados pelos usuários, ou essa plataforma aqui para ter insights legais.

Assim você consegue ter acesso a postagens que estão em alta, temas de maior interesse e até saber sobre as discussões mais populares no momento.

Agilidade é essencial aqui. Perder o momento acontece com frequência, então fique atento.

Acabou? Claro que não! Tem muito mais coisa pra falar sobre isso. Se você quiser saber mais chama a gente por e-mail ou pelo whats!

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