50-dicas-de-marketing-digital Produção de Conteúdo

50 Dicas de Marketing Digital

Antigamente para conhecermos produtos e serviços, tínhamos que ver  algo sobre eles em propagandas de fontes como TV, rádio, jornais e revistas e etc. Hoje além destas fontes que continuam a fazer seu papel, quem tem um negócio seja grande ou pequeno, precisa estar antenado e saber todas as dicas de marketing digital.

Os donos de negócios que não utilizam pelo menos algumas estratégias das inúmeras que existem neste campo, estarão mais perto de fracassar, pode doer, mas é a realidade atual.

Pensando em ajudar aqueles que estão iniciando um pequeno negócio, separamos 50 dicas de marketing digital para começar a conquistar clientes e sair do zero!

O que é e como funciona o marketing digital?

Muitos podem ficar em dúvida sobre o que realmente seja o marketing digital, por isso devemos esclarecer que é a promoção de produtos e serviços através das mídias digitais, é uma maneira de a empresa, ou prestador de serviço, comunicar-se diretamente com seu público via online.

Antes de apresentarmos as dicas que estão em alta para o marketing digital no momento, é preciso esclarecer que o modo de utilizar-se desta poderosa arma para atrair consumidores para o seu produto ou serviço, sofre mudanças de acordo com as novas tecnologias e ferramentas digitais que surgem praticamente a cada semana.

Por isso, é necessário estar sempre de olho para atualizar-se e colocar seu negócio em posição de destaque.

Agora aproveite nossas 50 dicas para marketing digital:

1-Crie canais digitais:

Pode ser site, redes sociais, e-mail, blogs, etc. O blog e site são importantes, mas as redes sociais são essenciais.

Também será necessário fazer uma página de captura e um e-mail marketing, que deverá ser utilizado para se comunicar com seus clientes e mandar ofertas de produtos ou serviços.

2-Use os chats privados

Messenger do facebook, direct do instagram, whatsapp, por exemplo, para atender seu público, esclarecer dúvidas, use como uma maneira de mostrar ao público que você está dando a atenção necessária quando solicitam.

3- Personalize seus conteúdos:

Não copie, seja original. Pode dar um pouco de trabalho criar posts, mas vale a pena. Seja natural e mostre seus bastidores, sua história, o que gosta, etc.

O público busca conexão com quem está do outro lado e mesmo que seja uma empresa, mostre a humanização do seu negócio, não coloque somente posts de vendas.

Personalizar e humanizar seus conteúdos agrada seus seguidores e esta é uma inovação que deve crescer este ano.

4-Construa uma persona

A persona é diferente do público-alvo. Trata-se de um personagem que você precisa listar características e preferências, como faixa etária, o que gosta de vestir, que música gosta de ouvir, o que gosta de beber, qual a profissão, renda, graduação, etc.

Quando você constrói sua persona com cuidado, você se comunica muito melhor e vende muito mais.

5- Aposte em iscas digitais

Iscas digitais são conteúdos gratuitos como e-books, webinarios, lives, workshops, planilhas, infográficos. Quando oferecidos nos seus canais digitais servem para captar leads para sua lista de e-mails e assim enviar suas ofertas e conquistar clientes.

6-Faça stories, vídeos e lives:

O algoritmo do Instagram e do Facebook, mostra mais publicações de perfis que fazem stories, utilizam vídeos e fazem lives, além dos posts habituais.

Existe uma pontuação maior para estes perfis e assim o alcance do público é maior, sem necessidade de pagar por tráfego.

7-Conteúdos de áudio:

As pessoas atentas as inovações do marketing digital estão utilizando conteúdos com áudio. Um exemplo são os podcasts, uma nova tendência que veio para ficar, ou incluir um botão em sites e blogs para que as pessoas ouçam um texto em vez de ler.

No caso do podcast, no início não é preciso dispor de microfones especiais, pois é possível utilizar o próprio celular e com um aplicativo fazer uma edição de som, para melhorar a qualidade.

8- Fazer lives no linkedin:

Esta é a rede social que atrai o maior tráfego orgânico (não pago) do que todas as outras. Porém é preciso atender algumas especificações da rede para poder utilizar este recurso, que nem todos ainda conhecem. Mas promete atrair muito público. Por isso é bom estar de olho nesta novidade.

9-Fazer parcerias em redes sociais:

Criar parcerias com outras marcas ou prestadores de serviço que atuam em áreas correlatas e já são possuem muitos seguidores, é uma maneira de difundir seu negócio, muitas vezes uma simples indicação de alguém para conhecer o seu perfil, gera novos clientes.

10-Utilizar o whatsapp para vender:

Antes o aplicativo não permitia a exibição de catálogos de lojas, porém a partir deste ano, isso já é possível, como também foi liberado fazer anúncio de produtos e serviços no status.

11-SEO-  Otimização de Sites para Ferramentas de Busca

Se você tem um site ou blog, não pode ignorar que o SEO, é uma ferramenta de marketing digital essencial, pois é através dela que será gerado o tráfego orgânico que levará seus futuros clientes até seu conteúdo para conhecer e se interessar pelos seus produtos ou serviços.

12-Ser transparente com o uso de dados dos clientes

Os usuários precisam estar seguros quando entregam dados como e-mail e número do Whatsapp na internet. Por esta razão, é preciso esclarecer para que serão utilizados tais dados, expresse que não serão enviados spans e que a intenção é apenas enviar conteúdos relevantes, para o cliente.

13-Esclareça quais são os seus valores e sua missão

Como já foi citado, as pessoas buscam se conectar com outras pessoas e não com máquinas, por isso seja nas redes sociais, sites ou blogs. Separe um post ou vídeo falando qual é a missão de seu negócio e mostrando seus valores.

14-Aposte também no Tik Tok

O aplicativo chinês é voltado para o público infantil e adolescente, mas acaba atraindo gente de todas as idades e a ideia é postar vídeos mais curtos e com um toque de humor.

O Tik Tok, é atualmente baixado por milhares de usuários, não depende de tráfego pago e pode ser uma janela para o seu tipo de negócio.

15- Instagram é essencial

Já mencionamos que as redes sociais são uma obrigatoriedade para quem precisa colocar seu negócio na internet. Mas o Instagram retém a maior parte da audiência, portanto, sabendo trabalhar sua marca da maneira certa dentro desta plataforma, poderá alcançar muitos clientes.

Mas atenção: A conta deve ser comercial e não pessoal e o perfil público.

 16-Construa autoridade digital

No caso de sites, uma estratégia é sendo citado por outros sites, isso faz com que o Google coloque sua empresa ou serviço no topo do ranking para as buscas.

Nas redes sociais, esta autoridade é construída com autenticidade, sendo consistente(postando sempre) com conteúdos relevantes e personalizados. Poste depoimentos de clientes satisfeitos, desde que os mesmos autorizem, mostrando que seu produto ou serviço tem diferencial.

17-Faça as pessoas felizes e os algoritmos também

Logicamente que o seu público deve ser o primeiro a ser agradado, mas os algoritmos das redes sociais precisam estar satisfeitos com seus conteúdos, para assim trazerem potenciais clientes.

O algoritmo do Instagram trabalha de forma que entende como relevante quando pessoas salvam seus posts. Já o Facebook espera que seus seguidores comentem sobre o que foi postado e nos stories tanto de um quanto de outro, os seguidores devem reagir.

18- Copywriting

Essa é para quem não conhece o termo, copywriting. Trata-se da maneira de escrever um texto de maneira persuasiva com a finalidade de levar o leitor a praticar alguma ação, pode ser usado em sites, blogs e posts e estão sempre seguidos de alguma chamada para a ação como: clique aqui, saiba mais, comente aqui, compre aqui, etc.

19- Use chatbots (inteligência artificial)

Os chatbots estão cada vez mais presentes em blogs e sites. Eles acabam prestando atendimento imediato aos clientes, mas é interessante recorrer a eles para facilitar este tipo de comunicação e não para deixar que eles cuidem de tudo o tempo todo, ok?

20-Coloque preço em mercadorias postadas

Grandes marcas como a Dior tem os preços de seus produtos em seu site, se ela que é grande tem, por que você não pode ter?

Os clientes querem a informação na hora e não querem ficar mandando mensagem para perguntar preços, muitos podem desistir da compra, caso precisem esperar pela resposta.

A sua vitrine é o seu blog, site, rede social e portanto, precisa mostrar o preço.

21-Aposte em grupos no facebook e close friends no Instagram

São duas possibilidades de aumentar e melhorar a comunicação com seu cliente, por isso, faça este tipo de grupos, onde poderão ser postados conteúdos, comunicar-se mais de perto com os clientes e mostrar mais sobre você e seus serviços.

22-Faça anúncios pagos no Facebook

A realidade é que a rede social está evoluindo para que as marcas só consigam vender com anúncios pagos, pois o algoritmo da plataforma vem diminuindo o alcance de posts das páginas de comunidades até os usuários.

23-Faça stories com vídeos

Não basta postar stories, para que estes atinjam um maior número de seguidores, a preferência é que para estas postagens sejam feitos vídeos onde apareça o rosto das pessoas.

24- Utilize o filtro de localização nos Stories do Instagram

Sempre quando postar no stories coloque uma localização onde você sabe que se concentra o maior número de pessoas possível, como um shopping por exemplo, pois desta maneira seu post poderá chegar a muitas pessoas que estão ali no local, pois o instagram direcionará para estes usuários.

25-Não abandone o e-mail marketing

Mesmo que você tenha todas as redes sociais, continue usando o e-mail marketing, pois o Facebook dono do Instagram e do Whatsapp deve fazer testes de anúncios também nestas plataformas e se você não tiver alternativas como o e-mail marketing, poderá prejudicar seu negócio.

26- Faça uso dos gatilhos mentais nas suas postagens

Os gatilhos mentais servem para motivar o cérebro a tomar decisões rápidas.

Os gatilhos mentais mais utilizados no marketing digital são o de autoridade( ex: sou profissional na área há tantos anos), prova social(ex: depoimentos), urgência( ex: oferta  relâmpago), escassez( últimas vagas).

27- Use o Google meu negócio

Esta é uma plataforma gratuita que oferece site, interação com clientes, dá suporte para quem se cadastra, facilita que quando alguém fizer uma busca no google sobre o seu  nicho, encontre seu negócio.

28-Use o Google Trends para otimizar o conteúdo do seu site ou blog

Esta ferramenta gratuita mostra as palavras-chave mais buscadas, ajudando a definir melhor como construir um conteúdo que fique bem posicionado que gere mais tráfego no seu site.

 29-Use o whatsapp para enviar pequenos vídeos

Quando tiver alguma novidade de seus produtos, envie um  vídeo falando sobre ela para seus clientes em forma de um vídeo explicativo, mas sem parecer um tutorial, faça como se fosse uma conversa ao vivo.

30-Organização de posts

Programe sempre seus posts seja nas redes sociais, blog ou sites, deixe sempre preparados para a próxima semana, isso gera um conteúdo mais bem definido, coerente e bem feito, não poste apenas por postar.

31Bio do Instagram

Utilize este espaço com as informações mais importantes do seu negócio, deixe o link do seu site ou blog, pode ainda deixar um link com uma pesquisa para ser respondida pelos seguidores que visitam sua bio, assim conhecerá melhor o seu público.

32- Blog no wordpress

O wordpress conta com um recurso que é o Plugin Yoast, que facilita um bom posicionamento no Google, pois ele tem um checklist que mostra o que é preciso para otimizar o seu artigo.

33-Site com blog

O site não é sempre atualizado, por esta razão é aconselhável ter um blog dentro do seu site, para ter sempre atualização, pois o Google posiciona melhor conteúdos que são constantemente atualizados.

34-Use emojis

Estas carinhas e afins chamam a atenção e agradam o público,podem ser utilizados em posts das redes sociais, bio do Instagram e e-mail marketing.

 

35-Não venda o tempo todo

80% do que você posta deve ser de conteúdos relevantes e 20% será para oferecer seus produtos ou serviços.

36-Gere confiança

Primeiro conquiste o público, fazendo com que se construa um relacionamento de confiança, só assim poderá conseguir alavancar suas vendas.

37-Destaques do Instagram

Utilize esse espaço e apresente ali seus serviços. Produtos, conquistas profissionais, depoimentos, tudo que puder levar informação de que o que você oferece é relevante e gera valor para o consumidor.

38- Linguagem adequada

Cuidado com a linguagem utilizada em seus conteúdos, pois ela precisa estar adequada ao seu público, se for destinada a pessoas mais velhas por exemplo, não devem ser utilizadas gírias.

39-Faça enquetes

Aproveite as redes sociais para fazer enquetes para descobrir quais os anseios dos seus seguidores. Quais os desejos e dores, desta maneira poderá oferecer produtos mais adequados ao que eles precisam e querem.

40-Conheça bem o funil de vendas

O funil de vendas são etapas que um futuro cliente passa desde o contato inicial com uma marca ou serviço, até efetuar a compra.

As etapas se dividem entre o topo do funil, que é quando o cliente descobre o produto.

Meio do funil, quando o cliente reconhece que tem uma dor ou problema e aquele produto pode ser a solução.

Fundo do funil, é quando o cliente decide comprar.

41-Otimize a performance do seu site

Páginas que demoram muito a carregar pode espantar os visitantes. Por isso quanto menos imagens tiver, mais rápido carregará e abrirá para o futuro cliente.

42-Use o Google Analytics

Esta ferramenta é gratuita e tem o objetivo de monitorar o desempenho do seu site, blog ou loja virtual.

43-Unifique a forma de se comunicar

Procure utilizar a mesma linguagem e a mesma linha editorial para suas postagens nas suas diferentes redes sociais, já que se trata do mesmo produto ou serviço.

44- Defina metas

Procure definir para cada rede social o número de seguidores que deseja alcançar em estipulado tempo.

45-Dedique-se

Todos os dias separe no mínimo uma hora para estudar sobre marketing digital e analisar os resultados que tem conseguido até o  momento.

46-Faça anúncios segmentados quando possível

O Facebook e o Instagram contam com ferramentas capazes de direcionar anúncios para um público segmentado de acordo com características como gênero, região, idade, renda mensal, interesses, hábitos de consumo, etc.

47-Crie um canal no Youtube

O Youtube é a maior plataforma de vídeos, não tem como negar, deixe a vergonha de lado e comece a gravar vídeos mostrando seus produtos e serviços, não deixando de lado a regra de que a maior parte dos vídeos devem ser de conteúdo relevante e uma pequena parte para venda de produtos.

48-Promova sorteios ou concursos em suas plataformas

Esta estratégia costuma atrair bastante público, então se você tem produtos para vender, nada melhor do que oferecer algo fazendo um sorteio.

49-Inscreva-se no Quora

Este é um fórum onde vários internautas fazem perguntas e seja qual for o assunto, você pode ter conhecimentos que ajudarão estes usuários.

Existem tópicos de interesses que você poderá escolher para responder, escolha aqueles que estão relacionados ao seu negócio.

A plataforma é gratuita e lá você pode fazer uma breve descrição do sue negócio na biografia, desta maneira, pessoas serão direcionadas para o seu site todas as vezes que responder uma pergunta.

50- Faça webinários

Esta é uma maneira muito eficiente para desenvolver sua marca e mostrar autoridade, escolhendo um tópico de interesse do público e mostrando seu conhecimento.

Coclusão

Em resumo, na atualidade é impossível ignorar o marketing digital.

Mesmo as grandes marcas, precisam ter presença online, pois do contrário correm o risco de desaparecer, pois, com certeza passamos muito mais tempo hoje nas mídias digitais do que nas convencionais. Como a tv, por exemplo. E portanto podemos conhecer produtos interessantes por estes meios que de repente poderão até mesmo substituir os já conhecidos.

São muitas estratégias e cada dia surgem novos recursos. Pensa bem: Talvez daqui dois ou quatro meses estas 50 dicas de marketing digital para pequenos negócios que apresentamos aqui, já tenham mudado!

Mas com certeza no momento elas poderão ajudar quem está querendo crescer, pois existem muitas possibilidades que não é necessário investir em dinheiro.

Ou seja,  o marketing digital impulsiona novos negócios e dá possibilidades para que muitos consigam se tornar empreendedores. Então se você quer saber mais sobre assunto, siga o Papo Foda nas redes sociais e não se esqueça de ouvir o nosso podcast.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.